Categoria : Gestão

5 dicas para gerenciar uma agenda de pacientes na sua clínica!

5 dicas para gerenciar uma agenda de pacientes na sua clínica!

A tecnologia tem se mostrado indispensável para a área da saúde. Uma de suas principais aplicações no setor figura como sistemas voltados para a gestão de clínicas e consultórios, otimizando os mais variados processos.

Nessa perspectiva, a agenda de pacientes consiste em um aspecto muito beneficiado, visto que um software possibilita maior organização para o agendamento de consultas. Portanto, a automatização de tarefas proporciona um melhor controle delas. 

Considerando a importância do tema, levantaremos neste artigo algumas boas práticas associadas ao gerenciamento da agenda, ressaltando, principalmente, a importância da tecnologia para tal. Confira!

1. Entenda a importância da agenda de pacientes

Antes de tudo, é preciso ficar clara a importância de um agendamento bem feito para a clínica e para as pessoas envolvidas. 

Ao manter um bom gerenciamento da agenda, o aspecto mais contemplado é, de fato, a organização. O ambiente se mostra menos caótico e, sejam os pacientes, seja a equipe de colaboradores, conseguem manter seus próprios compromissos em ordem.

Por outro lado, quando mal gerenciada, o reflexo é visto em atrasos nas consultas, salas de espera lotadas, atendimentos comprometidos e pacientes insatisfeitos.

2. Aposte no uso da tecnologia

A tecnologia é, indubitavelmente, a maior colaboradora no processo. Ao investir em um software, você anula o obsoleto uso de papeladas para organização, as quais se mostram susceptíveis às perdas e ao descontrole organizacional.

O sistema FisioGestor figura como uma plataforma indispensável para os processos de uma clínica de fisioterapia ou para um profissional autônomo da área, sendo a agenda um dos tópicos contemplados pelo software.

3. Envie lembretes das consultas

Com a dinâmica da vida diária, é essencial que a clínica envie lembretes para seus pacientes a fim de confirmar a consulta marcada.

Assim, o retorno dado pelo paciente pode confirmar a sua presença ou deixar vago um horário, que logo pode ser preenchido por outra pessoa que necessita da consulta.

O principal ponto disso é evitar o não comparecimento e melhorar o fluxo de pacientes agendados.

4. Integre os compromissos

Na maioria das vezes, a clínica é composta por diversos profissionais atendendo simultaneamente. Portanto, é fundamental unificar as agendas envolvidas, a fim de não sobrecarregar nenhum deles ou manter o estabelecimento lotado de pacientes esperando.

Assim, conheça as áreas de cada profissional, bem como os procedimentos mais realizados por eles, a fim de distribuir os pacientes da melhor maneira possível dentre a gama de opções contida na equipe.

5. Estime o tempo do atendimento

Conhecer bem a rotina da clínica também é fundamental para controle da agenda. Dessa forma, é possível estimar o tempo que será necessário para cada atendimento, sem que ele seja insuficiente ou extrapole o indispensável.

É preciso ter atenção, ainda, em deixar um pequeno intervalo entre as consultas, a fim de evitar o comprometimento dos atendimentos posteriores caso alguma consulta perdure mais que o previsto.

Com esse artigo, procuramos listar os principais aspectos para melhorar a gestão da agenda de pacientes. Ressaltamos novamente a importância da automatização proporcionada pela implementação de um software, o qual beneficiará todos os processos associados à clínica.

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