Categoria : Carreira

Fisioterapia gerontológica: veja aqui o que é e qual a importância

Fisioterapia gerontológica: veja aqui o que é e qual a importância

O processo de envelhecimento é o mais natural ciclo pelo qual o ser humano passa. Afinal, desde o momento em que nascemos já estamos envelhecendo. Da fase adulta para frente, porém, algumas consequências importantes começam a surgir junto à idade.

Entre as alterações, podemos incluir a perda da sensibilidade e do controle dos movimentos e dificuldade para realizar atividades simples, como comer e se vestir. Para tudo isso, recorre-se à fisioterapia gerontológica. Quer saber mais sobre ela e como essa ciência pode contribuir para um envelhecimento saudável? Acompanhe!

O que é a fisioterapia gerontológica

Também conhecida como fisioterapia geriátrica, ela é a atividade que busca tornar melhor o processo de envelhecimento durante a queda das funções básicas do organismo, como as fisiológicas, bioquímicas e morfológicas.

Dispondo de todo o conhecimento necessário para melhorar a saúde dos pacientes na terceira idade e auxiliá-los nesse momento de diminuição da sua capacidade funcional, a fisioterapia gerontológica inclui diversos tipos de atendimento, demandando muita técnica, criatividade, capacitação e conhecimento por parte dos profissionais.

Áreas de atuação profissional

As opções são diversas para o profissional que busca se encaixar na área da fisioterapia gerontológica. Além de ser uma área muito promissora (devido ao aumento da população idosa no mundo, do qual falaremos adiante), a gerontologia permite que o profissional atue em locais como:

  • hospitais e UBSs;
  • escolas e universidades;
  • programas e serviços de assistência domiciliar;
  • instituições de permanência em médio e longo prazo;
  • centros de convivência para idosos, entre outros.

Além disso, também é possível trilhar caminhos além de trabalhar em empresas, como atuar em instituições sem fins lucrativos ou em redes formais de orientação e apoio a cuidadores de pessoas na terceira idade ou com necessidades geriátricas.

Benefícios da fisioterapia gerontológica

Além de ser uma área de extensa atuação, a fisioterapia geriátrica também traz muitos benefícios para a vida dos pacientes e ajuda em questões essenciais na vida das pessoas na terceira idade. Além da correção de vícios de postura que dificultam tarefas do dia a dia, a fisioterapia gerontológica evita encurtamentos musculares, diminui dores e trabalha complicações que podem fazer parte da vida do idoso.

Esse trabalho é realizado a partir de exercícios específicos para fortalecer os músculos, realizar alongamentos, fazer tratamentos preventivos etc. Confira, a seguir, alguns outros benefícios que esse tipo de fisioterapia pode trazer para os pacientes:

  • aumento da sensação de bem-estar, físico e mental;
  • melhora do humor e da autoestima;
  • mais qualidade de vida: 
  • ganho de força muscular;
  • mais capacidade de movimento e flexibilidade;
  • melhora do equilíbrio e da postura;
  • diminuição do risco de quedas e acidentes;
  • prevenção ou retardo de incapacidades decorrentes da idade;
  • retorno da função motora comprometida (sempre dentro das potencialidades de cada paciente).

População idosa crescente pede por profissionais 

O aumento da população de pessoas acima dos 60 anos é uma realidade mundial. Em 2025, segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que o percentual de pessoas idosas aumentará cerca de 200% nos países em desenvolvimento. 

No Brasil, a estimativa é de um aumento de mais de 32 milhões de pessoas, tornando-o o sexto país com o maior percentual de pessoas acima de 60 anos no mundo. Todo esse cenário, somado às mudanças ocorridas tanto no modo de vida da sociedade cada vez mais sedentário — quanto na própria fisiologia dos pacientes torna urgente a profissionalização de mais pessoas na fisioterapia gerontológica. 

É essencial estar atento às mudanças do mercado e buscar alternativas dentro de sua área de atuação, seja na fisioterapia gerontológica ou em qualquer outro campo. Isso é fundamental não apenas para se manter profissionalmente ativo, mas também para poder estar onde as pessoas mais precisam e desempenhar um trabalho sempre relevante.

O que achou de saber sobre esse assunto tão necessário na sociedade atual? Para ter uma fonte rica de conteúdo e atualização sempre com você, assine a nossa newsletter!