Categoria : Dicas

Fisioterapia para idosos: quais as melhores técnicas e como aplicar?

Fisioterapia para idosos: quais as melhores técnicas e como aplicar?

A área da fisioterapia para idosos não se refere apenas a tratamentos com técnicas manuais. Ela demanda muito conhecimento, criatividade e capacitação profissional para atender as diferentes disfunções que podem ocorrer em pacientes na terceira idade.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada do fisioterapeuta para a prevenção, tratamento e reabilitação motora dos idosos, pois permite ampliar o leque de recursos com maior eficácia.

O presente artigo apresenta as principais técnicas inovadoras que podem ser utilizadas na fisioterapia geriátrica visando um melhor atendimento às necessidades dos pacientes. Continue a leitura para saber mais!

Quais são as melhores técnicas de fisioterapia para idosos?

Muito além das técnicas manuais, a tecnologia é cada vez mais aplicada nos tratamentos para auxiliar na melhoria da qualidade de vida dos pacientes idosos.

Mas isso não significa que os métodos manuais perderam a importância. Alguns recursos tecnológicos são complementares e têm como principal objetivo amplificar os resultados dos tratamentos. Veja a seguir as melhores técnicas de fisioterapia geriátrica!

Eletroterapia

A eletroterapia, ou estimulação elétrica, foi desenvolvida visando à melhoria das contrações voluntárias do músculo esquelético, recuperando as funções dos movimentos ou mantendo o alinhamento da postura para realizá-los.

Dessa forma, o recurso auxilia pacientes idosos que perderam o controle sobre os músculos em decorrência de lesões nos nervos periféricos ou no sistema nervoso central.

Os grupos musculares a serem ativados, bem como as atividades que poderão ser realizadas após a estimulação, variam de acordo com o conhecimento e habilidade do fisioterapeuta, bem como de acordo com a condição clínica do paciente.

Hidroterapia

A hidroterapia é amplamente utilizada em clínicas de fisioterapia para o fortalecimento muscular, a fim de eliminar os riscos de quedas provocados pelo enfraquecimento dos músculos.

Trata-se de uma técnica realizada por meio de exercícios na água, com o objetivo de desatrofiar e acalmar os músculos, promovendo uma melhora da circulação, alívio das dores e energia para a realização das atividades.

Além desses aspectos, essa técnica também reduz o estresse nas articulações, relaxa o corpo e a mente. Para completar, ela ainda auxilia no tratamento da depressão e facilita a realização dos movimentos.

Cinesioterapia

É um dos recursos que mais exige conhecimentos diferenciados, como os de anatomia, biomecânica e fisiologia corporal. Realizada com técnicas manuais, visa resultados completos e eficazes.

A terapia reequilibra as forças mecânicas por meio de exercícios de fortalecimento da musculatura antigravitacional. Promove maior força muscular, resistência à fadiga, mobilidade, flexibilidade corporal, relaxamento e coordenação motora.

O tratamento é realizado com um programa de exercícios individuais, baseados na avaliação funcional do paciente. Eles podem ser:

  • passivos — realizados por uma força externa. Necessários para os pacientes sem capacidade de se movimentar, por estarem acamados ou paralisados por algum problema neurológico;
  • ativos — efetuados pelo indivíduo, com ou sem auxílio de uma força externa. Indicados aos pacientes aptos a movimentarem os músculos.

Termoterapia

A termoterapia aplica calor local, visando o aumento da vascularização e a melhora da flexibilidade dos tecidos. Com o aquecimento há um aumento da velocidade do metabolismo e excreção de resíduos.

Além disso, promove a vasodilatação, melhorando a entrada de oxigênio, a contração muscular e a redução do risco de rompimento das estruturas elásticas, como as dos músculos, tendões, entre outras.

Ondas de choque

Utiliza a emissão de ondas sonoras de alta energia, com um aparelho especial que as direciona para as regiões lesionadas. Elas ativam a vascularização dos músculos do local afetado, com alta eficácia no combate às inflamações crônicas.

Essa tecnologia promete ainda, estimular a produção de colágeno, bem como liberar “nós” musculares.

Como foi possível verificar, a área da fisioterapia para idosos extrapola os tratamentos com técnicas manuais, oferecendo novos recursos e métodos para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Mas, para utilizá-las, é fundamental que o fisioterapeuta aprimore constantemente os conhecimentos técnicos e geriátricos.

Gostou deste artigo? Então, não deixe de ler também outro artigo que oferece dicas sobre como atrair pacientes para a clínica de fisioterapia!