Categoria : Gestão

Saiba como otimizar a rotina de um fisioterapeuta em 5 passos

Saiba como otimizar a rotina de um fisioterapeuta em 5 passos

A rotina de um fisioterapeuta é corrida e muitas vezes estressante, caso não administrada corretamente. Além do fluxo constante de agendamentos, consultas e compromissos em geral, é necessário uma preocupação com a gestão financeira.

Para que todos esses aspectos fluam de maneira tranquila e harmoniosa, a eficácia operacional deve ser garantida. Mas isso só é possível com a adoção de técnicas e ferramentas de organização, bem como do gerenciamento do tempo.

Pensando nisso, reunimos neste artigo algumas dicas para ajudar a tornar a rotina do fisioterapeuta mais produtiva e eficiente. Continue a leitura para saber mais!

Como otimizar a rotina de um fisioterapeuta

A rotina profissional pode ser incrementada por meio do gerenciamento do tempo, padronização e automação dos processos. Para tanto, é necessário adotar, além de ferramentas específicas, algumas técnicas e procedimentos que envolvem desde a organização da agenda até a melhoria da comunicação interna da clínica.

Veja a seguir algumas dicas para otimizar as atividades relacionadas ao atendimento de pacientes em clínicas de fisioterapia.

1. Utilize ferramentas de gerenciamento de tempo

Há diversos aplicativos com essa finalidade e que podem auxiliar de maneira efetiva para o aumento da produtividade, como:

  • Evernote — elogiado por especialistas de gestão do tempo, esse aplicativo cria listas, notas e lembretes. Também salva imagens, vídeos, áudios e links, além de possibilitar o compartilhamento;

  • Neuronal – muito interessante para quem apresenta dificuldades em se manter produtivo e focado. Com base em mapas mentais, auxilia a reflexão e organização de ideias, proporcionando um aumento da capacidade de coesão e raciocínio lógico;

  • Remember the Milk — gerenciador de tarefas que pode ser acessado do celular ou computador. Permite a combinação de listas de tarefas, cronogramas e lembretes, de maneira intuitiva.

Embora eles sejam eficazes, é importante ter em mente que a gestão do tempo depende da aquisição de bons hábitos relacionados à organização. Dessa forma, para que eles surtam os efeitos desejados é fundamental ser persistente para incorporá-los à rotina.

2. Padronize e automatize os processos

A padronização e automação dos processos asseguram produtividade e agilidade. Isso pode ser conseguido com o estabelecimento de formulários e normas internas para diferentes atividades. Da mesma forma, a automação proporciona ganho de tempo, tanto para o registro, quanto para a consulta dos dados.

3. Invista em software especializado

É fundamental modernizar a clínica para oferecer um melhor atendimento. Para tanto, é necessário investir em um software com sistema de gestão focado nas necessidades do fisioterapeuta, como o da Fisiogestor, que apresenta um excelente custo-benefício, tanto para profissionais autônomos quanto para clínicas.

Esse sistema especializado armazena as informações de maneira segura, pois conta com o protocolo SS e conexão criptografada.

4. Organize a agenda de pacientes

A organização do agendamento é muito importante para atrair e manter pacientes. Isso evita equívocos como marcar duas pessoas para um mesmo horário, o que provoca atrasos e insatisfações no atendimento. Essa é uma situação muito comum em clínicas que ainda adotam a agenda em formato de papel.

Para evitar esse e outros problemas relacionados aos agendamentos, a utilização de um software especializado permite a organização do processo de forma online. Você ainda poderá receber avisos e confirmações de consultas por meio de SMS, e-mail ou WhatsApp.

Além disso, é interessante marcar consultas com um intervalo de quinze minutos entre elas. Dessa forma, o profissional ganhará tempo para a higienização do consultório e organização da documentação do paciente.

5. Melhore a comunicação interna da clínica

Para garantir um trabalho harmônico e rentável é imprescindível a realização periódica de treinamentos com todos os funcionários envolvidos — técnicos e não técnicos. Assim, é possível incentivar a boa postura perante os pacientes e colegas, bem como orientar quanto à organização do tempo e tarefas pertinentes à rotina da clínica.

Conforme verificamos ao longo deste artigo, a rotina de um fisioterapeuta pode ser otimizada com a utilização de técnicas e ferramentas. Nesse sentido, o investimento em software especializado, como o da Fisiogestor, é um dos principais meios para organizar e agilizar os processos.

E você, está precisando melhorar a sua rotina? Para saber como um sistema de gestão pode ajudar a sua clínica, entre em contato conosco!