Categoria : Gestão

Confira 4 formas de melhorar a gestão da sua clínica

Confira 4 formas de melhorar a gestão da sua clínica

A carreira de um fisioterapeuta tem várias etapas. Ela comumente se inicia na graduação, passa pela especialização e depois pelo trabalho em clínicas ou hospitais. A meta final de grande parte dos profissionais, no entanto, ainda é montar o consultório próprio.

Para isso, apenas conhecimentos técnicos e teóricos não serão suficientes: a habilidade de gestão da clínica será determinante para o sucesso do seu empreendimento. Essa expertise ainda é pouco abordada nas grades curriculares de fisioterapia, o que pode dificultar o destaque no mercado.

Pensando nisso, apresentaremos 4 formas de melhorar sua habilidade de gestão de clínica. Você perceberá que com passos simples e rotineiros, é possível levar seu negócio a um novo nível de excelência. Curioso para saber mais? Então, continue lendo o post!

1. Invista em marketing

O marketing ainda enfrenta uma certa resistência nos ambientes ligados à Fisioterapia. Alguns profissionais acreditam que o investimento nessa área mercantiliza o serviço e desvia o foco do paciente. Determinados Conselhos Regionais, inclusive, publicam resoluções para regular a sua prática.

Ao contrário do que diz o senso comum, o marketing é desejável tanto para o fisioterapeuta quanto para o paciente. Por meio dele, a pessoa encontrará o profissional que mais atenderá suas demandas. Para o fisioterapeuta, trata-se de uma maneira de levar seu empreendimento a novas áreas e atrair mais pacientes. Só fique atento às legislações da sua região e ao Código de Ética e Deontologia da COFFITO.

2. Preocupe-se com o atendimento humanizado

Cada vez mais o atendimento humanizado vem ganhando destaque nas diversas áreas da saúde. Ele dita que o cuidado deve ser focado nos pacientes, e não na doença. Por isso, o paciente deve ser enxergado como um todo, tendo o profissional um papel de catalisador dos bons resultados.

Algumas práticas simples e rotineiras podem ser aplicadas para melhorar o atendimento na sua clínica — questionar o paciente em relação ao abalo psicológico da enfermidade atual, promover uma escuta ativa e direcionar a conduta às demandas do paciente, por exemplo.

3. Promova métodos de feedback

Uma das ferramentas mais simples e poderosas de uma gestão da clínica é o acompanhamento do feedback do paciente. Com isso, você consegue quantificar a média de satisfação daquele que é o maior ativo do consultório. Além disso, as métricas utilizadas permitem que você avalie se determinada ação modificou, por exemplo, a satisfação dos pacientes.

Atualmente já existem métodos padronizados para medir o quanto seus serviços têm sido satisfatórios. Destacamos o Net Promoter Score ou NPS, como o mais utilizado tanto na área da saúde quanto em outras empresas.

4. Conte com um software de gestão

Mesmo que você já seja um excelente gestor, uma mãozinha é sempre bem-vinda. Atualmente, contamos com softwares robustos e modernos que auxiliam as tarefas que envolvem a gestão da clínica.

Eles são construídos especificamente para esse público, o que traz algumas funcionalidades a mais  agendamento online, automatização de processos e prontuário eletrônico podem ser reunidos em um só lugar. Isso traz uma comodidade maior ao fisioterapeuta e agiliza o seu trabalho na clínica.

Portanto, melhorar a gestão da clínica não é uma tarefa difícil. Isso requer dedicação, foco nos resultados e investimento nas ferramentas certas para o seu negócio. Com dicas simples e práticas, você consegue adicionar uma cultura de crescimento ao seu consultório e alcançar patamares superiores.

Se você gostou de saber como melhorar sua gestão da clínica, certamente seus colegas de trabalho também gostarão. Que tal ajudar na disseminação desse conhecimento? Compartilhe este post nas suas redes sociais!