Categoria : Gestão

O que você precisa saber sobre a gestão contábil para clínicas?

O que você precisa saber sobre a gestão contábil para clínicas?

A gestão contábil para clínicas é uma aptidão útil a qualquer fisioterapeuta que dirija seu próprio negócio. É comum, com o crescimento gradual do consultório, que o tema surja bruscamente: você criou sua clínica há alguns anos e agora ela é referência na região. Serviços como marketing para fisioterapeutas e controle de caixa passaram a ser mandatórios. Como prosseguir?

Para responder essa pergunta, separamos alguns pontos-chave que fazem uma gestão contábil de excelência. Você perceberá que, com pequenos ajustes no planejamento e com atenção aos detalhes, a contabilidade é mais simples do que aparenta. Continue lendo para saber mais!

Separando as contas do negócio das pessoais

A maioria dos fisioterapeutas que optam pelo consultório próprio começam sozinhos. Por isso, no início do empreendimento, é natural que não haja uma distinção clara entre as contas pessoais e as contas da clínica.

Quando o negócio começa a crescer, no entanto, é primordial separar as duas contas. Com essa divisão, você tem uma visão clara das receitas e despesas próprias do negócio, que são muito peculiares. Além disso, várias métricas de produtividade de uma gestão de clínicas levam em consideração o fluxo de caixa. E este só é obtido se a conta da clínica estiver isolada das demais.

Elaborando um planejamento financeiro

Quando um fisioterapeuta monta seu próprio consultório, ele se torna mais do que apenas um profissional liberal: agora ele é, também, um empreendedor. Por isso, como qualquer outro negócio, as clínicas também necessitam de planejamento financeiro.

Seu objetivo é guiar, previamente, os passos contábeis que devem ser tomados durante determinado período. Com isso, você direciona seus esforços em direção às suas metas — e, consequentemente, aumenta as chances de atingi-las.

Acompanhando o fluxo de caixa

Uma vez definido o planejamento financeiro, você deve manter uma vigilância constante do fluxo de caixa. Isso significa verificar o dinheiro físico da clínica, acompanhar as contas que utiliza e calcular despesas a pagar. Assim, facilmente você compara sua situação atual com o previsto no planejamento.

No acompanhamento, o ideal é que você defina uma frequência para realizar essa checagem: todos os dias, uma vez por semana ou uma vez por mês? Isso dependerá de seus objetivos, do corpo de funcionários da clínica e de sua disponibilidade pessoal.

Contando com o apoio da tecnologia

Ao elaborar seu plano financeiro e uma estratégia de contabilidade, provavelmente seu primeiro intuito é esboçar uma planilha no Excel. Embora essa seja uma prática corriqueira, ela está propensa a erros grosseiros e pode arruinar seu negócio.

Atualmente, contamos com tecnologias mais robustas e adequadas especificamente ao mercado da fisioterapia. Os softwares de gestão minimizam o risco de erro humano da gestão contábil e automatizam o processo do acompanhamento financeiro. Além disso, os programas mais modernos também contam com interação, prontuários e agendamento online.

Se você está procurando uma solução digital para o seu consultório, a FisioGestor pode ser sua aliada. Nosso software integra todos os processos da clínica, desde a marcação da consulta até a gestão com o convênio. Além disso, os extratos financeiros, faturas e ações no fluxo de caixa ficam armazenados em um só lugar.

Ficou interessado em saber como a tecnologia pode ajudar na sua gestão contábil para clínicas? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tire suas dúvidas sobre o nosso software! Estamos ansiosos para te conhecer melhor!