Categoria : Carreira , Dicas

Veja os 4 melhores livros de fisioterapia para ler hoje mesmo

Veja os 4 melhores livros de fisioterapia para ler hoje mesmo

A fisioterapia é uma área ampla, e vem crescendo significativamente nos últimos anos. O aumento na incidência de doenças degenerativas, de distúrbios osteoarticulares e o envelhecimento da população trazem novos desafios à profissão. Por esse motivo, é importante se manter sempre em dia: você já se perguntou quais são os melhores livros de fisioterapia?

A leitura de um fisioterapeuta não deve se resumir a livros didáticos estudados durante a faculdade. Obras relacionadas à área, mas não necessariamente científicas, também trazem benefícios à carreira: reflexões éticas, raciocínios diferenciados e mais amplos, assim como troca de experiência, são alguns dos benefícios desses livros.

Nesse contexto, separamos algumas obras especiais relacionadas à fisioterapia. Embora o julgamento de quais os melhores livros de fisioterapia passe pela subjetividade de cada um, acreditamos que esses chegam perto desse ranking. Vamos lá?

1. Fisioterapia: Avaliação e Tratamento (5ª edição, 2010)

O livro contém um compilado geral das informações essenciais em fisioterapia. Abordando todas as idades e dando um panorama atual e realista da maioria das subespecialidades, esse realmente é um livro que todo fisioterapeuta deveria ler. Caso você queira se aprofundar em alguma área específica, ele também fornece referências atuais e confiáveis para consulta.

2. Neuroanatomia Funcional (3ª edição, 2013)

O professor Ângelo Machado consagrou sua obra dentro e fora do país. Nessa edição atualizada desse livro clássico, ele aborda de maneira didática e acurada os princípios da neuroanatomia humana. Além disso, o raciocínio utilizado para a compreensão dos processos envolvidos no sistema nervoso faz com que esse livro seja único.

A neurofisioterapia tem se tornando gradativamente mais importante na área. Atualizações em relação à neuroanatomia, mesmo que esta não seja sua especialização, sempre serão úteis na fisioterapia. Caso ainda não tenha contato com o sistema nervoso, é uma boa oportunidade de conhecê-lo.

3. Testes ortopédicos em fisioterapia (2ª edição, 2015)

A ortopedia, hoje, configura a maior demanda da fisioterapia. Dores articulares, musculares e ósseas afligem grande parte da população, muitas vezes despidas de diagnóstico etiológico. Esses casos são acolhidos pela fisioterapia e, certamente, você já encontrou uma demanda semelhante.

Para a área ortopédica, testes são fundamentais. Por meio deles, é possível evidenciar a área acometida e, em alguns casos, o processo fisiopatológico. Esse livro aborda os testes de uma maneira exemplar, aliando o clássico exame físico aos métodos estatísticos modernos. Vale a leitura.

4. Fisioterapia na ortopedia e na medicina do esporte (2ª edição, 1993)

Embora antigo, esse livro apresenta informações atualizadas que nunca saem de época. Além de abranger a ortopedia de uma forma geral, ele foca na medicina do esporte. Esta área vem tomando, assim como as anteriores, maior destaque na fisioterapia devido às novas demandas. Por esse motivo, manter-se atualizado a respeito também é uma estratégia interessante.

A atualização em fisioterapia é a melhor maneira de garantir um melhor atendimento (e, consequentemente, atrair mais pacientes). Com a ajuda desses livros, você pode manejar com maior precisão as suas informações e sair na frente em meio à concorrência de mercado.

Com a ajuda desses melhores livros de fisioterapia, com certeza o conteúdo do seu atendimento melhorará consideravelmente. Que tal saber mais sobre como melhorar ainda mais o seu atendimento?