Categoria : Inovação

4 avanços da tecnologia na fisioterapia que você precisa conhecer!

4 avanços da tecnologia na fisioterapia que você precisa conhecer!

Que a tecnologia revolucionou a área da saúde, não temos dúvidas. De poucos anos para cá, modificamos radicalmente nosso dia a dia em função dos novos surgimentos científicos: novos exames, métodos terapêuticos e ferramentas de administração se tornaram corriqueiros para a prática clínica. Por esse motivo, é importante nos atentarmos aos avanços da tecnologia na fisioterapia.

Abordaremos, neste artigo, algumas das principais novidades nessa área. Falaremos sobre seus princípios centrais, das perspectivas de inclusão no cotidiano fisioterápico e das que já fazem parte desse cenário. Por fim, daremos algumas dicas para que você usufrua ao máximo das novas tendências. Vamos lá?

1. Realidade virtual

Já foi o tempo em que a realidade virtual era considerada uma ferramenta exclusiva dos jogos eletrônicos. Recentemente, um estudo relatou melhorias no processo de recuperação de pacientes por meio dessa tecnologia.

O princípio por trás do uso da realidade virtual é simples: usando óculos e luvas especiais, o paciente consegue interagir melhor com o ambiente virtual. Essa simulação da realidade traz uma demonstração fidedigna dos estímulos comumente oferecidos pela fisioterapia, facilitando a recuperação. Dentre seus benefícios estão uma maior maleabilidade aos aspectos individuais da terapia e uma maior chance de adesão.

2. Uso de trajes robóticos

A impressão 3D trouxe um novo universo para a ciência: além de facilitar a modelagem precisa de peças e ferramentas, ela também mimetiza, com maior acurácia, partes do corpo humano. Sua aplicação na área da saúde ainda está engatinhando, mas tem tudo para revolucionar os métodos terapêuticos convencionais.

O maior exemplo disso é o uso de trajes robóticos, ampliado pela tecnologia da impressão 3D. O conceito central é simples: usa-se um traje robótico externo, adaptado ao corpo do paciente, geralmente feito de alumínio e titânio. Esse traje facilita os primeiros movimentos na terapia, impulsionando a mobilidade aos poucos e gradativamente diminuindo sua influência. Hoje, eles já são utilizados para pacientes com doenças degenerativas e com lesões cerebrais.

3. Eletroterapia

O nome traduz o princípio geral dessa ferramenta. A eletroterapia almeja, com o uso de estímulos elétricos, ampliar as capacidades medicinais da terapêutica clássica. Como o desenvolvimento muscular e nervoso está intimamente conectado, esses impulsos elétricos melhoram a circulação sanguínea e a contratilidade. Essa estimulação é chamada de galvânica, sendo empregada na inibição da atrofia muscular.

Outra utilidade da eletroterapia é no tratamento da dor crônica. Atualmente, sabe-se que os estímulos elétricos estão relacionados a um aumento na produção de endorfinas, que agem como analgésicos. Para esse fim, são utilizados a Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) e a corrente interferencial.

4. Ferramentas de gestão clínica

O cotidiano de um fisioterapeuta, muitas vezes, ultrapassa os limites de sua profissão. Montar um consultório é um marco após a graduação em fisioterapia, exigindo habilidades que superam as de um profissional liberal. É para esses empresários que os softwares de gestão são especialmente úteis.

Todos os processos burocráticos e administrativos que permeiam um consultório de fisioterapia são custosos. Eles demandam tempo, recurso e organização, muitas vezes, sobrecarregando o profissional e exigindo mais esforço que o necessário. Nesse contexto, as ferramentas de gestão dão a estrutura necessária para que o fisioterapeuta foque muito mais em sua profissão.

Neste post, você pôde se atualizar um pouco mais sobre os novos avanços da tecnologia na fisioterapia. Alguns deles ainda estão restritos a situações específicas, como é o caso do traje robótico. Outros, no entanto, podem ser adequados facilmente ao seu cotidiano e levar sua profissão a níveis cada vez maiores. O melhor exemplo dessa tecnologia de fácil aplicação e alta maleabilidade é o software de gestão.

O FisioGestor é um sistema focado nas necessidades do fisioterapeuta, pensado para facilitar os processos da clínica. Nosso software é de fácil acesso e foi planejado para trazer a maior rapidez possível ao seu dia a dia. Entre em contato conosco e saiba mais!