Categoria : Dicas , Gestão

4 benefícios da agenda online para clínicas de fisioterapia!

4 benefícios da agenda online para clínicas de fisioterapia!

Em uma clínica de fisioterapia, qualquer aumento de produtividade é bem-vindo: como o fluxo de pacientes é constante, os setores da clínica devem estar em sincronia para que não haja falhas. Nesse contexto, considerando os avanços da tecnologia na área da fisioterapia, a agenda online surge como uma grande aliada.

O processo de agendamento de uma consulta pode parecer simples, mas na prática não é bem assim. Imagine todo o processo: inicialmente, o paciente deve procurar a clínica para checar horários livres; a secretaria analisa a agenda, oferece uma marcação e então o paciente confere com seu próprio planejamento. Por fim, o fisioterapeuta deve ser alertado com antecedência e o paciente relembrado da consulta.

Um procedimento com etapas tão numerosas e fragmentadas está propenso a diversas falhas. Além disso, ele consome recursos humanos e tempo, ambos tão primordiais na rotina da clínica. A agenda online ajuda a automatizar esses processos e unificá-los, evitando o retrabalho e minimizando as falhas. A seguir, abordaremos 4 vantagens de seu uso. Está preparado para saber mais? Continue conosco!

1. Fidelização de pacientes

Falhas no agendamento, mesmo que raras, podem ser extremamente deselegantes. Elas resultam em desorganização da agenda para o fisioterapeuta e em redução da qualidade do atendimento para pacientes: estes podem ter que esperar mais do que o previsto para a consulta, ou ser atendidos com maior rapidez.

Com a agenda online, cada agendamento tem um horário para começar e uma duração prevista. Consultas não podem ser sobrepostas, e todo o processo ocorre de forma digital e instantânea. No dia da consulta, o próprio paciente é recordado automaticamente da marcação. Com essas ferramentas, os erros de marcação são minimizados e a experiência do paciente se torna mais prazerosa.

2. Redução de custos

Montar uma clínica é mais do que apenas prestar um serviço na área de saúde: ela é o momento em que o fisioterapeuta deixa de ser apenas um profissional liberal e se torna um empresário. Por esse motivo, é importante otimizar os gastos no negócio e manter o lucro da clínica.

A agenda online facilita na redução de custos por vários motivos.

Primeiro, ela melhora o relacionamento com o paciente, evitando desistências e cancelamentos. Ela também elimina um grande gasto com produtos físicos, como agendas e materiais de escritório. A conta de telefone também fica mais barata, porque os contatos com o paciente podem ser feitos exclusivamente via online.

3. Maior organização para o fisioterapeuta

Ter em mãos a lista de pacientes a serem atendidos é uma boa estratégia para o profissional de fisioterapia. Ele pode antecipar as peculiaridades de cada consulta e se organizar em relação a horários livres e quantidade de trabalho.

Para isso, a agenda online oferece uma praticidade ímpar: a um toque de distância, o fisioterapeuta acessa sua agenda e visualiza os horários do dia.

4. Menos faltas em consultas

As faltas dos pacientes nas consultas podem ocorrer por vários motivos: imprevistos, esquecimento, atrasos e sobreposição de horários são alguns deles. Por esse motivo, a agenda online é equipada com ferramentas que visam impedir esses as causas de falta.

Embora imprevistos ocorram, os outros fatores podem ser minimizados com ações simples, porém eficazes. O paciente pode ser solicitado, alguns dias antes, a confirmar a ida à consulta. No dia, ele pode ser avisado com um e-mail ou uma mensagem com um lembrete do agendamento. A secretaria checa os pacientes que compareceram à consulta e o sistema automaticamente lista as faltas.

Em um ambiente onde os detalhes podem fazer toda a diferença, a agenda online ocupa um espaço relevante. Além de trazer maior praticidade ao cotidiano, ela também auxilia na produtividade na clínica e no contentamento do paciente.

A agenda online é uma das funcionalidades do software da FisioGestor. Nosso sistema mantém a organização administrativa da sua clínica e deixa você livre para focar no que realmente importa: seu paciente. Que tal saber mais sobre o nosso sistema? Entre em contato conosco!