Categoria : Dicas , Gestão

Afinal, como modernizar seu consultório de fisioterapia?

Afinal, como modernizar seu consultório de fisioterapia?

Não é novidade que o mercado da fisioterapia está se tornando cada vez mais competitivo. A demanda por tratamentos na área — aliada ao aumento na incidência de doenças degenerativas — torna a fisioterapia ainda mais atrativa. Em meio a esse cenário emergente, é primordial que as clínicas da área tenham mecanismo para se diferenciar da concorrência e monetizar o consultório.

Existem várias maneiras que você pode utilizar para esse fim. Algumas clínicas investem pesado na área e se mantêm constantemente atualizadas, mas o processo não é necessariamente custoso. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que a sua modernização alcance o máximo de proveito. São passos inicialmente pequenos, mas que poderão te dar uma grande vantagem em meio à competição do mercado. Vamos lá?

Tenha sua própria identidade visual

Muito se fala à qualidade do atendimento ao paciente. A prática da saúde baseada em evidências, centrada no paciente e humanizada vem sendo amplamente difundida e requisitada. No entanto, antes do paciente entrar em contato com o profissional, ele se depara com o ambiente físico do consultório. Você presta a devida atenção nesse detalhe?

De maneira sutil, a identidade visual da sua clínica é uma maneira eficaz de se modernizar consultório médico. Lembre-se de que ela deve transmitir, logo no primeiro momento, o acolhimento e a confiança que seu paciente está esperando. Evite investir em adornos extravagantes e pense em como você mesmo se sentiria no ambiente da sua sala de espera.

Garanta seu lugar na internet

Até o final de 2016, cerca de 2,8 bilhões de pessoas utilizavam redes sociais. É uma realidade que o meio virtual vem substituindo gradativamente ambientes físicos, e isso pode ser usado ao seu favor.

Invista nas plataformas que vêm ganhando mais peso nos últimos anos, como Instagram, Facebook e YouTube. Além de elas darem uma nova roupa ao seu negócio, elas também podem ser usadas para atrair novos clientes.

Ofereça um atendimento de excelência

Modernizar não significa necessariamente investir em gadgets sofisticados ou novos produtos. Hoje, toda a área da saúde vem passando por modificações em prol de uma melhor qualidade do atendimento ao paciente. Melhorar sua relação profissional também é uma maneira eficaz de modernizar consultório médico.

Antigamente, seguia-se uma tendência de superespecialização: os profissionais focavam estritamente em sua área e se mantinham atualizados a aspectos cada vez mais objetivos da profissão. O desafio é enxergar o paciente como um todo dentro de seu contexto biopsicossocial. Oferecer conforto e acolhimento muitas vezes supera as expectativas e transforma a experiência do paciente em algo muito melhor.

Invista em produtividade

O termo “produtividade” se refere a qualquer mecanismo pelo qual se aumenta a capacidade funcional de um meio ou ferramenta. Embora esse conceito possa parecer genérico, estudá-lo e aplicá-lo em seu consultório pode trazer vários efeitos favoráveis.

Nesse contexto, a tecnologia surge como uma importante aliada aos processos de uma clínica: através dela, você consegue automatizar seus agendamentos, utilizar prontuários eletrônicos e evitar o retrabalho. Com essas otimizações no seu cotidiano, efeitos como redução nos cancelamentos das consultas e controle de gastos podem ser obtidos. O uso de softwares específicos de gestão pode ampliar ainda mais os resultados.

Esperamos que, com essas dicas, você consiga elevar seu consultório a um novo patamar em meio à concorrência do mercado. O progresso tecnológico não pode ser evitado, mas ele pode ser posto para trabalhar com você e para você. Por fim, um atendimento humanizado dá o toque necessário para modernizar consultório médico. Que tal saber mais sobre como melhorar o atendimento na sua clínica?