Categoria : Inovação , Marketing

5 tendências no mercado de fisioterapia para você ficar de olho!

5 tendências no mercado de fisioterapia para você ficar de olho!

À semelhança do que ocorre com outras carreiras, o fisioterapeuta deve acompanhar a evolução na sua área de atuação. As tendências no mercado de fisioterapia são diversas, sendo de fundamental importância que o profissional identifique as novas oportunidades para se aprimorar.

Essa é uma área com grande potencial de expansão, mas que também apresenta uma concorrência crescente. Logo, para ser bem-sucedido e se diferenciar, atraindo e fidelizando clientes, é imprescindível o conhecimento e a adoção de novos métodos e tecnologias.

Pensando na importância da atualização profissional, elaboramos este artigo para apresentar 5 dos principais métodos de trabalho que promovem tratamentos eficazes para necessidades específicas na área da fisioterapia. Continue lendo para saber mais!

1. Gameterapia

É uma nova tendência na Fisioterapia que utiliza videogames sensoriais, com movimentos para a reabilitação de pacientes que apresentam alterações ósseas e neurológicas. De origem canadense, essa tecnologia já está sendo adotada em todo o mundo, inclusive no Brasil.

A terapia virtual é oferecida nas clínicas mais modernas, sendo indicada para qualquer idade como método complementar aos recursos convencionais. Ela incentiva a atividade cerebral e a recuperação dos movimentos, transportando o paciente para outra realidade. O tratamento pode ser realizado em sessões intercaladas.

2. Eletroterapia

É uma terapia ativa que utiliza a eletricidade, podendo ser realizada com outras modalidades de tratamento, como compressas de gelo, massagens, aplicação de bolsas térmicas e exercícios. Oferece resultados eficazes, podendo ser considerada indispensável entre os diferentes recursos terapêuticos. As principais modalidades da Eletroterapia são:

  • neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS): indicada para dores crônicas, tendo como objetivo estimular a produção de substâncias analgésicas e relaxantes, por meio da aplicação direta nas regiões doloridas;
  • estimulação galvânica (GS): combate atrofias e espasmos musculares e restaura a massa muscular após ferimentos e lesões;
  • corrente interferencial (IFC): elimina a dor nevrálgica e estimula a endorfina, com ondas que alcançam até 4000 Hz;
  • ultrassom: alivia dores nas articulações e nos tecidos musculares por meio de calor intenso, alongando o tecido e aumentando a mobilidade.

3. Fisioterapia laboral

Empresas que se preocupam com a qualidade de vida dos funcionários já reconhecem a fisioterapia como grande aliada para evitar afastamentos no trabalho por doenças laborais, como a Lesão por Esforços Repetitivos (LER).

Por meio de palestras e programas de ginástica laboral, o fisioterapeuta orienta sobre as posturas corretas que devem ser adotadas para a execução da rotina no trabalho. Aplica métodos e técnicas que incluem biomecânica, ergonomia, análise da atividade física laboral e reversão de posturas incorretas adotadas para exercer as atividades.

4. Fisioterapia estética

Também conhecida como Fisioterapia Dermatofuncional, oferece vários benefícios além da melhoria da aparência física e da autoestima. Previne o aparecimento de cicatrizes hipertróficas pós-cirurgias plásticas e ajuda a reduzir celulite, envelhecimento da pele, flacidez muscular, estrias, acne e queimaduras.

É aplicada em conjunto com outras terapias para atender necessidades específicas. Para queimaduras, também é utilizada a cinesiologia, que atua na recuperação dos movimentos.

Outras combinações são empregadas, como a junção com a carboxiterapia (injeção de gás carbônico), que melhora a oxigenação e circulação do tecido, e a hidronutrição, para hidratar a pele com a utilização de dermocosméticos (produtos com propriedades terapêuticas).

É possível também a combinação com a corrente isométrica (0 Hz a 1000 Hz), que enrijece a musculatura por estímulos elétricos, e com a endermoterapia ou vacuoterapia (sucção a vácuo), para eliminar toxinas e reduzir a retenção de líquidos.

5. Dançafisio

Técnica que relaciona a reabilitação do paciente com a dança, proporcionando equilíbrio e coordenação motora com exercícios empregados na cinesioterapia, mesclados com diferentes ritmos musicais, como o bolero, a salsa, o forró e o samba.

Esses exercícios afastam o sedentarismo, contribuindo ainda para a melhoria da autoestima e ampliação dos relacionamentos sociais, já que a dança pode ser realizada em grupo, proporcionando novas amizades aos pacientes.

Além dessas tendências no mercado de fisioterapia, há outras práticas que também devem ser vistas como oportunidades de crescimento profissional. A adoção de novos métodos e a utilização de tecnologias mais avançadas beneficia os pacientes e proporciona um diferencial aos fisioterapeutas.

Gostou do artigo? Para saber mais, assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo sobre outros assuntos que vão alavancar a sua carreira!