Categoria : Financeiro , Gestão

Confira ações incríveis de gestão de finanças para clínica

Confira ações incríveis de gestão de finanças para clínica

Assim como ocorre com outros segmentos, uma eficiente gestão de finanças para clínica de fisioterapia pode impactar positivamente na sua manutenção no mercado e sucesso organizacional.

Nesse sentido, é muito importante adotar tecnologias e procedimentos que assegurem a liquidez do negócio, garantindo o controle e a saúde financeira da instituição e contribuindo para o seu crescimento.

Para auxiliar no entendimento de quais aspectos devem ser observados com mais atenção, apresentamos ações incríveis para que você tenha êxito na gestão de finanças para clínica. Continue a leitura e saiba mais!

Utilize um software de gestão

Uma eficiente gestão financeira depende fundamentalmente da utilização de tecnologias que auxiliem nesse sentido. Os softwares específicos oferecem um controle ágil e eficaz das informações para as clínicas de fisioterapia.

O investimento em sistemas inteligentes poupa tempo e evita erros que poderiam ocorrer em controles manuais. Além desses benefícios, geram importantes relatórios para as tomadas de decisões.

Faça um fluxo de caixa eficiente

fluxo de caixa é a mais importante e necessária ação para a gestão de finanças. O controle de entradas e saídas de valores permite uma visão da saúde financeira da clínica. Por meio dele é possível verificar receitas e despesas em determinado período e efetuar um diagnóstico da situação financeira em geral, para o processo decisório.

Esse controle também possibilita um planejamento financeiro com estimativas das receitas e despesas. Dessa forma, é possível prever se o caixa obterá um saldo positivo ou negativo em determinada época. Caso as previsões apontem saldos abaixo da expectativa, a projeção auxiliará no plano orçamentário para reduzir despesas e aumentar receitas.

Controle as contas a pagar e a receber

O registro sistemático e rigoroso de contas a pagar e a receber, principalmente das despesas diárias, é outra ação essencial para um ideal controle financeiro e eficiência na gestão da clínica.

Mesmo pequenas despesas afetam as finanças do local, pois, quando somadas, podem fazer muita diferença no orçamento final. Dessa forma, é necessário que as receitas e despesas sejam documentadas e identificadas com dados sobre a origem e frequência — se é eventual ou constante, por exemplo.

Crie um fundo de reserva

A criação de um fundo de reserva é a destinação de parte do lucro da empresa para cobrir eventuais despesas fixas ou emergenciais, sem comprometer a saúde financeira e garantindo a liquidez.

Muitas empresas optam por criar fundos distintos — um para despesas fixas, como 13° salário, férias e imposto de renda — outro para as de emergência, como rescisões trabalhistas, baixo faturamento etc.

Separe a conta pessoal da empresarial

Um dos principais motivos do insucesso de algumas empresas, independentemente de tamanho e segmento, é a mistura das contas pessoais com as empresariais. Elas devem ser separadas para evitar desequilíbrios financeiros, que podem, inclusive, levar à falência.

O montante que cabe ao empresário deve ser estabelecido apenas a título de pró-labore e em datas predeterminadas. Dessa forma, o ideal é que seja considerado como se fosse um funcionário que recebe salário e participação nos lucros.

Essa atitude promove uma cultura de planejamento e controle financeiro, evitando gastos excessivos com a utilização da conta da clínica para atendimento a necessidades pessoais, evitando eventuais empréstimos bancários.

Como você viu, as ações indicadas neste artigo podem impactar de forma positiva na gestão de finanças para clínica.

Para garantir o êxito no controle financeiro e administrativo, a utilização de um software específico para clínicas de fisioterapia pode representar um grande diferencial, tanto para otimização dos procedimentos quanto para a alavancagem da competitividade e sucesso empresarial.

Caso queira conhecer em detalhes as soluções tecnológicas específicas para clínicas de fisioterapia, entre em contato conosco e teste gratuitamente nosso sistema!