Categoria : Gestão

Aplicativo para fisioterapia: 5 soluções para médicos!

Aplicativo para fisioterapia: 5 soluções para médicos!

A tecnologia está cada vez mais alinhada ao mundo profissional. Exemplo disso são os apps que permitem o acesso às informações técnicas e gerenciais a partir de um celular, como o aplicativo para fisioterapia.

Os aplicativos de registro e acompanhamento dos pacientes são utilizados por provedores de serviços para atrair os consumidores. Além de facilitarem a gestão dos negócios na área da saúde, também contribuem para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos pacientes.

Neste artigo, vamos comentar sobre as vantagens que os aplicativos oferecem para o cotidiano do fisioterapeuta e sugerir 5 apps que podem proporcionar maior mobilidade e praticidade para a gestão da clínica e atendimento ao paciente. Continue a leitura para saber mais!

As vantagens no uso de aplicativo para fisioterapia

São inúmeras as vantagens que os fisioterapeutas e clínicas podem obter com o uso de aplicativos, já que eles ajudam na otimização da rotina dos profissionais, com facilidade, praticidade e eficiência. Veja a seguir alguns dos apps interessantes para a área!

1. Fisiogestor

É um sistema de gestão focado nas necessidades do fisioterapeuta, tanto o autônomo quanto o que trabalha numa clínica, visando facilitar o registro e a consulta dos dados de forma ágil e precisa. Ele pode ser acessado por meio do aplicativo disponível na Google Play e Apple Store ou pelo computador, na página do site.

Todos os dados são armazenados nos servidores da Microsoft do Brasil, e o acesso ao sistema é feito por meio do protocolo SSL, com conexão criptografada. O aplicativo permite a gestão das clínicas e dos pacientes, por meio dos seguintes serviços:

  • ficha do paciente — com todos os dados;
  • agendamentos;
  • histórico das consultas;
  • possibilidade de incluir anexos — exames, fotos etc.;
  • check-In do paciente — no momento da consulta;
  • organização financeira — tabela de valores por procedimentos, lançamentos a pagar e a receber, entre outros.

2. Goniómetro Pro

Esse aplicativo permite uma leitura e avaliação instantânea do âmbito de movimento ROM (Range of Motion). A versão gratuita permite fazer até 10 leituras, já a versão paga é ilimitada e possibilita o arquivamento das memórias no dispositivo.

3. Atlas de anatomia humana

Esse aplicativo, criado pela Visible Body (vencedora do prêmio Gold Digital Health Award), foi desenhado por especialistas em ilustração médica e revisado por profissionais da saúde. Ele permite escolher um corpo masculino ou feminino e, a partir dessa imagem, adicionar ou apagar qualquer elemento do sistema nervoso, muscular, ósseo e sanguíneo.

Além disso, ele possibilita editar em componentes do aparelho respiratório, cardiovascular, locomotor, entre outros. É possível também obter uma visão panorâmica ou fazer zoom em qualquer ponto com qualidade 3D.

Os movimentos podem ser reproduzidos por meio de animações e oferece a possibilidade de arquivar as visualizações personalizadas e testar os conhecimentos com perguntas e exercícios.

4. Muscle Premium

É considerado o aplicativo mais completo sobre a musculatura humana e possibilita que o fisioterapeuta tenha acesso a um conteúdo detalhado sobre músculos e ossos. Além disso, ele conta com dezenas de doenças musculoesqueléticas e modelos de lesões.

5. Spark Motion

Estudos confirmaram a validade e confiabilidade do aplicativo Spark Motion para analisar os movimentos e alinhamento de joelho e quadril. Ele também foi considerado um método simples, eficiente e acessível, que ajuda a evitar a subjetividade na avaliação dos pacientes.

Os cuidados na escolha do aplicativo

A tecnologia proporciona recursos para a solução de diversos problemas e, nesse sentido, os aplicativos de celular podem ser considerados um dos maiores avanços disponíveis para a fisioterapia.

Embora sejam inegáveis os diversos benefícios que proporcionam para a área, é preciso observar alguns cuidados na utilização e optar pelos que contam com validações científicas ou foram desenvolvidos por profissionais da área.

Conforme verificamos, o uso de aplicativo para fisioterapia oferece muitos benefícios, tanto para o profissional autônomo quanto para a clínica. Entretanto, é importante ter em mente que o app deve contar com aprovação técnica e profissional.

Gostou de saber sobre os aplicativos? Então, leia também o artigo que explica como escolher um software de fisioterapia para a sua clínica!