Categoria : Financeiro

Como evitar a inadimplência na clínica fisioterápica?

Como evitar a inadimplência na clínica fisioterápica?

Quando um fisioterapeuta opta por montar sua própria clínica, ele encontra alguns desafios que não são abordados na graduação: a inadimplência é um deles. É comum partirmos do pressuposto de que ela não acontecerá de rotina, até que um dia, ela aparece. É por isso que todo profissional da área deve saber como evitar a inadimplência na clínica fisioterápica.

A inadimplência ocorre quando o paciente não paga pelos serviços da clínica no tempo determinado. Embora possa parecer inesperado, esse é certamente um cenário que você encontrará na sua jornada profissional. Pensando no impacto profundo que essa prática traz à saúde financeira das clínicas fisioterápicas, preparamos algumas dicas fundamentais para evitá-lo. Continue lendo para saber mais!

Mantenha o fluxo de caixa atualizado

O primeiro passo para combater qualquer problema em uma clínica é diagnosticá-lo. Por isso, você, como administrador, deve estar sempre a par dos prazos financeiros e da situação do fluxo de caixa. Mantê-lo atualizado — com atenção para os prazos finais dos pagamentos — ajuda para que você não deixe passar batido nenhuma inadimplência.

Tenha uma boa relação com o paciente

Atualmente, a qualidade do atendimento na área da saúde ganha cada vez mais atenção. Ela é útil tanto para a eficácia do tratamento quanto para a atração de pacientes e diminuição de taxas de inadimplência. Criando um vínculo afetivo duradouro com o seu paciente, você evita essa prática, antes mesmo que ela ocorra.

Planeje sua cobrança antecipadamente

A cobrança de pacientes inadimplentes é um momento delicado. Por isso, é importante que se pense na possibilidade de inadimplência desde o primeiro contato com ele. Nesse primeiro momento, o melhor a fazer é deixar os prazos da clínica claros. Fornecer diferentes modalidades de pagamento também é uma boa estratégia, pois faz com que o próprio paciente se empodere dessa decisão. Além disso, você evita realizar uma cobrança por um meio não tão acessível a ele.

Caso você esteja lidando com um paciente já inadimplente, não há muita escapatória senão prosseguir à cobrança. Uma estratégia muito utilizada para esse fim é deixar esse processo exclusivamente com a secretária, para não comprometer seu relacionamento com ele. É importante que ela saiba exatamente qual abordagem utilizará e que não adote um tom acusatório.

Use a tecnologia a seu favor

Embora não passe inicialmente pela nossa cabeça, erros humanos na clínica também são fonte de inadimplência. Valores transcritos errados e demora nas cobranças dos pacientes são frequentemente associados a essa prática. Felizmente, a tecnologia também veio para ajudar a gestão de clínicas fisioterapeutas.

Utilizando um software para armazenar os dados dos pacientes, você consegue automatizar processos e evitar o erro humano. É possível definir o tipo de cobrança e o valor já na primeira consulta. O programa, então, avisa você automaticamente quando o prazo está encerrando e quais pacientes estão inadimplentes. Essa é a melhor maneira de juntar todas as medidas anteriores em um só lugar.

É por essa razão — e tantas outras — que a FisioGestor traz um software focado nas necessidades dos fisioterapeutas. Com ele, você tem todos os dados da sua clínica em qualquer aparelho que utilizar. É possível automatizar tarefas, organizar sua clínica e, é claro, focar sua atenção no que importa: o paciente.

Se você quer evitar a inadimplência na clínica onde trabalha, que tal entrar em contato conosco? Estamos ansiosos para esclarecer qualquer dúvida que você tenha sobre os nossos serviços!