Categoria : Inovação

Conheça as tendências e novidades na fisioterapia para os próximos anos!

Conheça as tendências e novidades na fisioterapia para os próximos anos!

O setor da saúde está em constante aprimoramento. Temos, por exemplo, a área propedêutica: nos últimos anos, exames cada vez mais especializados surgiram, revolucionando o diagnóstico.

Você já parou para pensar quais são as atuais novidades na fisioterapia?

Por ser uma área que lida com reabilitação, a fisioterapia está constantemente sendo auxiliada por novos aparelhos. Além disso, a área também conta com tendências de mercado nas suas especializações, seguindo o fluxo da sociedade. Em meio ao ambiente competitivo que vivemos, conhecer essas novidades é fundamental para se sobressair.

Pensando nisso, apresentamos neste post, as principais novidades na fisioterapia para alavancar seu negócio! Falaremos sobre as especialidades que estão em alta, sobre as principais tecnologias para o setor e novidades na área de gestão.

Está preparado? Vamos lá!

Tendências na especialização

Na área da saúde, a alta nas especializações segue a demanda do mercado. Falaremos brevemente sobre três áreas de atuação que vêm se destacando na fisioterapia: a fisioterapia desportiva, a neurológica e a acupuntura.

Fisioterapia desportiva

Essa é a área da fisioterapia que lida com os esportes. Ela trabalha tanto na prevenção quanto no tratamento de lesões, otimizando os resultados do atleta. Como a área desportiva cresce exponencialmente e as inovações surgem dia após dia, a expansão da área não é surpreendente.

Fisioterapia neurológica

Com o envelhecimento da população, doenças neurológicas e degenerativas ficaram mais prevalentes. Nesse sentido, a fisioterapia neurológica surge como uma expoente nas especializações da área. Ela lida com doenças como o Alzheimer, o Parkinson e sequelas de Acidentes Vasculares.

Acupuntura

Popularizada nos últimos anos, a acupuntura é caracterizada pela aplicação de agulhas em pontos determinados do corpo. O objetivo da prática – que não é específica da fisioterapia – é atingir o equilíbrio nos órgãos do corpo. A acupuntura deriva de técnicas da medicina chinesa, e pode auxiliar a fisioterapia principalmente no alívio de dores.

Novas tecnologias

A reabilitação do paciente está se tornando cada vez mais rápida com o uso de equipamentos de ponta. É o caso, por exemplo, de jogos de Wii: surgido há alguns anos, o console foi utilizado para favorecer os exercícios domésticos dos pacientes. Além de diminuir o estresse, ele também é útil para ganho de equilíbrio e coordenação motora.

Equipamentos muito utilizados por outras áreas da saúde – e ainda subestimados pela fisioterapia – também podem ser úteis. Aqui, o expoente que podemos observar é o ultrassom. Dentre suas facilidades estão a obtenção de imagens em tempo real e a visualização acurada de tecidos moles. Com a expansão da área da fisioterapia, ele pode trazer mais dinamismo e rapidez ao cotidiano.

Novidades de gestão

Gerir uma clínica fisioterápica não é fácil: o processo de abertura envolve a transformação de um simples profissional liberal em um empreendedor. Lidar com funcionários, movimentar um livro caixa e fidelizar pacientes são atividades que se tornarão corriqueiras.

Para ajudar os profissionais que decidem por esse caminho, no entanto, as novidades na fisioterapia estão preparadas. Hoje, eles podem contar com softwares de gestão específicos que automatizam a maioria dos processos e facilita o cotidiano. 

A fisioterapia é uma área que está em franca expansão. Ficar atento às novidades, sejam elas de informações ou de materiais, é a melhor maneira de se destacar no mercado. O uso de tecnologias adicionais pode favorecer tanto no cotidiano da clínica quanto na gestão administrativa.

Gostaria de saber mais sobre novidades na fisioterapia? Siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.