Categoria : Dicas

4 filmes sobre fisioterapia que os profissionais devem assistir!

4 filmes sobre fisioterapia que os profissionais devem assistir!

Muitas vezes, a profissão se torna mais do que uma simples atividade laboral: quando amamos o que fazemos, é comum levarmos todo um estilo de vida voltado para a área de atuação. 

Obras artísticas, tais como filmes, livros e séries, são mais do que apenas métodos de comunicação. Em alguns contextos, eles abordam temas atuais, cumprindo um papel informativo dentro de um cenário específico. Em várias outras, eles expõem reflexões éticas e ensinamentos morais, que podem ser valiosos em nosso cotidiano.

Pensando nisso, apresentamos  4 filmes sobre fisioterapia que combinam muito bem com o trabalho dos fisioterapeutas. Esperamos que, com essa inspiração, seu atendimento fique cada vez melhor. Está preparado? Prepare a pipoca!

1. Intocáveis (Intouchables, 2011)

Um dos filmes mais aclamados e conhecidos do gênero, Intocáveis, aborda com maestria as dificuldades na tetraplegia. O filme conta a história de Philippe, um rico tetraplégico que procura alguém para observá-lo e atendê-lo. Diante desse cenário, Driss, se candidata à vaga esperando ser prontamente rejeitado para receber um seguro do governo.

Embora possam parecer figuras diametralmente opostas, Philippe e Driss iniciam uma amizade duradoura. Com cortes emocionantes e diálogos profundos, o filme francês retrata o crescimento dos personagens ao longo da trama. Intocáveis consegue ser, ainda hoje, referência na dramaturgia mundial.

2. A Teoria de Tudo (The Theory of Everything, 2014)

Responsável por um Oscar de melhor ator a Eddie Redmayne, A Teoria de Tudo encanta por sua progressão cativante. O filme conta a história do físico Stephen Hawking, que descobre durante a trama ser portador da Esclerose Lateral Amiotrófica. Cena após cena vemos o avanço da doença, acompanhando a trajetória de um dos físicos mais famosos da humanidade.

O filme britânico é inspirado no livro “Travelling to Infinity: My Life with Stephen”, de Jane Hawking. Embora seja recheado de cenas que englobam a fisioterapia e os desafios de uma doença tão incapacitante, ele não peca no romance: a história também cativa pelo drama e pelos sentimentos, tão bem expressos pelo ator principal.

3. Mar Adentro (2004)

De nome homônimo ao original, Mar Adentro é um filme impactante. Seu roteiro é baseado em uma história real e retrata a vida de Ramón Sampedro, tetraplégico após um acidente.

Além de retratar com uma capacidade única seus novos desafios e pensamentos, Mar Adentro é conhecido pelo embate ético: Ramón luta incansavelmente pelo direito à eutanásia, tão debatido atualmente.

4. Soul Surfer – Coragem de Viver (Soul Surfer, 2011)

O filme estadunidense também é baseado numa história real. Ele conta a história da surfista Betahny Hamilton, que vê seu esporte ser posto em risco após perder um braço. Assim como os anteriores, é um filme emocionante que demonstra que o desenvolvimento após um acidente é possível.

Não é coincidência que esses filmes sobre fisioterapia apresentam histórias baseadas em fatos reais. Elas são tramas inspiradoras que se relacionam com o cotidiano dos profissionais da área; seus embates éticos são os mesmo com os quais temos que lidar dia após dia. Conhecendo-os melhor, desafios da profissão como atração de pacientes se tornam mais fluidos e simples.

Que tal disseminar ainda mais esses filmes sobre fisioterapia? Compartilhe esse post em suas redes sociais!