Categoria : Financeiro

Erros na gestão financeira: saiba quais são e como evitá-los

Erros na gestão financeira: saiba quais são e como evitá-los

Como em qualquer negócio, a administração de uma clínica de fisioterapia demanda atenção específica, principalmente para evitar erros na gestão financeira. Por se tratar de uma área muito focada no atendimento ao paciente, muitas vezes tem falhas que passam despercebidas, gerando grandes problemas.

Pensando nessas dificuldades que costumam ocorrer por falta de tempo para os assuntos gerenciais, elaboramos um artigo apontando os maiores erros cometidos e o que fazer para evitá-los. Continue a leitura para saber mais!

Impactos dos erros na gestão financeira

Erros na administração financeira podem gerar dívidas com bancos, atrasos de impostos, falta de capital de giro e descontrole do fluxo de caixa. Esses e outros problemas interferem de forma negativa na manutenção e desenvolvimento da clínica, podendo levar, inclusive, à falência.

As principais falhas no controle financeiro se relacionam com o fluxo de caixa, tomadas de decisões erradas, falta de reservas, negligência nas questões administrativas e ausência de tecnologia especializada. A seguir, confira os principais erros que devem ser evitados.

Não fazer fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o controle de entradas e saídas de valores. Sua manutenção é crucial para evitar erros financeiros. Além de servir como base para análise do passado financeiro da empresa, é uma métrica de fundamental importância para projeções.

Por meio desse controle é possível identificar os recursos disponíveis, receita gerada com os atendimentos e valores destinados às despesas gerais. Dessa forma, se bem detalhado, um fluxo de caixa pode se tornar importante componente estratégico, visto que contém dados essenciais para o processo de tomada de decisão e planejamento de investimentos.

Tomar decisões precipitadas

Em momentos de crise financeira, tomar decisões precipitadas — como recorrer a empréstimos bancários sem analisar a taxa de juros — pode ser fatal para a saúde do negócio.

As escolhas devem estar sempre embasadas em dados concretos e em análises cuidadosas, por meio de um plano financeiro que permita definir metas de curto, médio e longo prazo.

Não ter dinheiro reserva para emergências

A falta de reservas para emergências e para cobrir pagamentos de férias, direitos trabalhistas de demitidos, 13º salário e capital de giro compromete seriamente o funcionamento e crescimento da clínica.

Para que a empresa se desenvolva e se mantenha no mercado é necessário investir. Logo, o capital de giro é de fundamental importância para a administração dos custos fixos e variáveis.

Não acompanhar o desempenho da empresa

Sem o acompanhamento do desempenho da empresa é impossível perceber se a direção tomada é a mais correta. Nesse sentido, não basta registrar entradas e saídas sem uma análise criteriosa para avaliar os resultados.

Uma estratégia para o sucesso do negócio depende de uma eficiente gestão financeira, com base na avaliação de indicadores objetivos e claros. É necessário considerar os dados relativos à lucratividade, capital de giro, faturamento, investimentos, receitas e despesas dos atendimentos clínicos e impostos, de modo a apurar se os resultados almejados estão sendo alcançados.

Não ter um software de gestão

Fazer uma gestão financeira manualmente, além de exigir muito tempo, pode levar a erros com graves consequências para o negócio. Por outro lado, com as tecnologias disponíveis, não faz mais sentido agir dessa forma.

A maneira mais segura, prática e eficaz para manter um controle financeiro é ter um sistema de gestão especializado em fisioterapia. Ele controla e emite relatórios sobre o fluxo de caixa, estoques e todos os processos envolvidos no dia a dia da empresa, de forma integrada e centralizada, alavancando o desempenho do negócio para melhores resultados.

Como vimos, erros na gestão financeira podem comprometer seriamente o funcionamento e desenvolvimento da clínica. A adoção de um sistema de gestão especializado em fisioterapia pode garantir o controle e a análise dos dados com excelente custo-benefício para uma administração eficaz.

Gostou das dicas sobre como evitar erros na gestão financeira? Quer conferir mais posts sobre o assunto? Então, siga nosso perfil nas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no FacebookInstagram.