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Humanização no atendimento ao paciente: você sabe o que é?

Humanização no atendimento ao paciente: você sabe o que é?

A humanização no atendimento ao paciente é um conjunto de melhorias na relação fisioterapeuta/paciente, estabelecido pela Política Nacional de Humanização (PNH). Ela proporciona diversos benefícios para ambas as partes, como atendimento acolhedor, redução de filas, valorização do profissional da saúde, entre outros.

Essa é uma preocupação que cresce a cada dia na área da saúde. Além de representar um grande avanço para o bem-estar dos pacientes e de seus familiares, pode ser um fator de diferencial competitivo para as clínicas de fisioterapia.

Neste artigo vamos comentar sobre a importância do atendimento humanizado, como colocá-lo em prática e os benefícios que ele pode proporcionar às clínicas. Continue lendo para saber mais!

A importância da humanização no atendimento ao paciente

A humanização com foco no bem-estar do paciente tem gerado intensos debates na área da saúde. Essa é uma discussão necessária, já que os avanços tecnológicos no setor podem seguir em descompasso com a melhoria na qualidade do relacionamento humano.

Uma das principais insatisfações de pacientes é a forma fria e mecânica como alguns profissionais atendem. Nesse sentido, o atendimento humanizado vem de encontro à solução dessas insatisfações, pois ele pressupõe uma visão integral e digna do indivíduo, considerando as suas necessidades físicas, psicológicas e informacionais.

Como colocar em prática a humanização no atendimento

Para proporcionar um atendimento humanizado, é preciso que o paciente seja visto como um indivíduo com sentimentos e emoções que precisam ser considerados e respeitados. Isso inclui ouvir atentamente as suas queixas, dar atenção olhando nos olhos do paciente e fornecer informações completas. Além disso, é importante também envolver a equipe e investir em tecnologia, visando à melhoria da qualidade do atendimento.

Ouça as queixas atentamente

No momento da consulta, é importante que o profissional ouça todas as queixas e dúvidas do paciente, compreenda os seus medos e saiba lidar com todas as suas dificuldades.

Olhe nos olhos do paciente

Olhar nos olhos do paciente é um sinal de respeito, profissionalismo e interesse verdadeiro. Essa atitude deve ser adotada, principalmente ao cumprimentar, escutar as queixas e se despedir. Nos demais momentos da consulta, é importante seguir o bom senso profissional.

Forneça informações completas

A falta de informação por parte do profissional pode gerar angústia e ansiedade no paciente, impactando na imagem da qualidade dos serviços prestados. Nesse sentido, é fundamental fornecer todas as informações importantes.

Caso a pessoa apresente resultados localizados em pesquisas no Google, aborde cada item, explicando de forma simples e clara porque os sintomas não dizem respeito às doenças citadas. Além disso, é essencial fazê-lo entender como a doença se originou e quanto o tratamento é importante para garantir o seu restabelecimento.

Utilize a tecnologia

A utilização da tecnologia na clínica pode auxiliar muito no processo de humanização do atendimento, pois com o prontuário eletrônico, o fisioterapeuta consegue acessar os diversos dados dos pacientes durante a consulta e atender de maneira personalizada.

Treine a equipe da clínica

É imprescindível fazer uma boa gestão de funcionários para envolver a equipe no atendimento humanizado. Para tanto, é preciso que ela receba treinamentos sobre a importância de fazer com que o paciente se sinta bem recebido em todos os processos, desde a sua chegada até o fim do tratamento.

Os benefícios da humanização no atendimento para a clínica

Muitas clínicas de fisioterapia buscam formas de obter mais sucesso e rentabilidade por meio de grandes investimentos em marketing. Contudo, se esquecem que, ao proporcionar um bom atendimento, o efeito do sucesso é praticamente imediato e garantido.

Nesse sentido, é possível perceber diversos benefícios ao implementar o atendimento humanizado, como:

  • atração e fidelização dos pacientes;
  • aumento da eficiência nos tratamentos;
  • maior eficiência e agilidade nos processos internos;
  • melhoria da imagem da clínica no mercado.

Como vimos, a humanização no atendimento ao paciente tem por objetivo melhorar a relação fisioterapeuta/paciente, proporcionando diversos benefícios para ambas as partes. Contudo, para obter bons resultados, a clínica deve treinar a equipe de trabalho e investir em tecnologia, visando a atração e fidelização de pacientes.

Gostou de saber sobre humanização no atendimento ao paciente? Então compartilhe essas informações em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os benefícios da nova relação fisioterapeuta/paciente!