Categoria : Carreira

O que é o crefito e qual a sua função para a fisioterapia?

O que é o crefito e qual a sua função para a fisioterapia?

A fisioterapia é a área da saúde que lida com limitações dos músculos e esqueleto humano. Faz parte das atribuições de um fisioterapeuta o diagnóstico, a prevenção e o tratamento desses distúrbios. Dada a relevância dessa área em nosso meio, é necessário que haja meios de garantir a qualidade dos serviços. Portanto, é fundamental saber o que é o Crefito.

São várias as funções dos conselhos de regulamentação. Além de dar condições aos recém-formados de conseguir um emprego, eles também asseguram a proficiência do atendimento profissional. Embora eles dividam opiniões em vários aspectos, a realidade é única: todo fisioterapeuta está submetido ao Crefito e deve, para seu bem e dos pacientes, conhecer suas características.

Pensando nisso, hoje traremos os principais conceitos sobre o Crefito. Tiraremos as principais dúvidas que os profissionais da área têm a esse respeito, como as funções e regulamentações do conselho. Por fim, daremos dicas de como você pode usufruir ao máximo dessa instituição. Vamos lá?

O que é o Crefito?

Crefito é a abreviação de “Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional”. O início de sua legalização data de 1969, quando foi aprovada a Lei 938. Ela dá condições formais de trabalho aos recém-formados em fisioterapia e fiscaliza os serviços prestados pelo setor no país.

Seis anos depois, a Lei nº 6316, de 1975, criou o Crefito propriamente dito. Ele é um órgão regional — e, portanto, alinhado com as demandas de cada local — com diversas competências na área. Está submetido ao Coffito, órgão federal que regula as normas em todo o país. A hierarquia de poderes segue a mesma dos órgãos públicos: demandas são geralmente remetidas ao Crefito antes de serem submetidas ao Coffito.

Quais as funções do Crefito?

É ele que mantém contato mais direto com os profissionais da área. Por esse motivo, uma de suas principais atribuições é a confecção da carteira de identificação de cada fisioterapeuta. Além disso, ele também é responsável pela cobrança de taxas, multas e anuidades dos associados. A gestão financeira regional é de sua responsabilidade.

O Crefito também tem serve como Tribunal Regional de Ética, responsável por processar e tomar decisões sobre diversos casos. Além disso, fornece ao Coffito informações regionais sobre melhorias e adaptações que podem ser realizadas. Por fim, também faz parte de suas atribuições a fiscalização da atividade profissional na sua área de atuação.

Por que seguir as regulamentações?

O processo de se formar como um fisioterapeuta pode parecer burocrático devido às atribuições dos conselhos regionais. No entanto, eles são o único caminho para se realizar um trabalho formal e dentro da lei. Vários eventos, por exemplo, requerem identificação do Crefito para participação e apresentação. Além disso, a prática da profissão sem o aval do conselho correspondente é ilegal e pode ser punível pela justiça.

Compreender as atribuições do Conselho Regional é fundamental para uma profissão legítima e formalizada. Por fim, assegure-se de estar sempre dentro das exigências do Crefito para evitar processos administrativos e éticos. Com esses passos, fica muito mais fácil exercer a fisioterapia com segurança e competência. O crescimento vem de forma consolidada quando segue os caminhos legais.

Gostou de saber o que é o Crefito e quais são suas atribuições? Gostaria de saber mais sobre as principais dicas e novidades da área da fisioterapia? Siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.